segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Trabalhadores da Unesp também deram exemplos



Bruna e Gaetano, membros do Comando de Greve da Unesp-Marília

Nossa maior vitória não foi financeira. Aprendemos muito com essa greve, nos tornamos protagonistas de nossa luta e responsáveis diretos pela vitória. Vencemos o medo do corte de ponto que nos assombrava desde a greve de 2013. Entendemos o papel que cada um tem na construção da greve, paramos de terceirizar nossa luta, construímos a mobilização com nossas próprias mãos, através dos Comandos de Greve.

Na UNESP, o obstáculo de estarmos divididos em 24 cidades transformou-se em arma a nosso favor. Organizados estadualmente, a partir de representantes da base dos trabalhadores (Comissão Estadual de Mobilização), construímos atos simultâneos em diversas cidades. Mostramos nossa unidade, nos fortalecemos e aprendemos com os exemplos dos companheiros das demais unidades e também da Usp e da Unicamp. Estudamos, observamos e deixamos de ser passivos, avançamos em nossos métodos de luta: construímos trancaços, passeatas, doações de sangue, muitas panfletagens, cartazes e outras intervenções visuais. A greve ficou com a nossa cara!

A aproximação com os estudantes foi fundamental, além de trocarmos experiências e conhecermos mais a fundo suas pautas, pudemos nos fortalecer por estarmos lutando sempre juntos. Amadurecemos tanto que percebemos que as vitórias da USP, dos garis e de qualquer categoria, também é uma vitória nossa! Nossa luta é uma só! Vimos que é fundamental apoiar outras greves, mesmo que seja apenas com uma foto.


Antes esperávamos que o Sindicato trabalhasse e decidisse por nós, hoje aprendemos que a greve somos nós que fazemos e que nossos representantes sindicais devem seguir o que as assembleias de base aprovam. Aprendemos a acreditar nas nossas forças, e isso foi fundamental para que resistíssemos até o fim. Trabalhamos muito para alcançar a vitória, por isso, dessa vez, ela teve um sabor especial!

0 comentários:

Postar um comentário

RSS FeedRSS

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan