segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A luta das mulheres trabalhadoras – Reunião da Secretaria de Mulheres do SINTUSP


“A opressão do homem pelo homem iniciou-se com a opressão da mulher pelo homem” Karl Marx
A mulher trabalhadora está sujeita, diariamente, a dupla opressão. A opressão de gênero e a opressão de classe. Nascer mulher é nascer com medo. O machismo e a misoginia da nossa sociedade se fundamentou-se na visão da mulher portadora de todos os males, que deve ser dominado e submetido pelo poder masculino, tal como a figura mitológica de Pandora ou Eva.

Inserida no mundo do trabalho, a mulher, como ser produtivo, pode conseguir sua independência financeira. Mas hoje, os piores trabalhos e os priores salários são os da mulher. A terceirização, faceta cruel da precarização do trabalho, atinge principalmente às mulheres, sobretudo as mulheres negras. Daí a luta da mulher trabalhadora por melhores salários, condições de trabalho e direitos. Tal luta, neste sentido, não está dissociada à luta da classe trabalhadora. Mas sua libertação definitiva depende do fim da opressão à sua condição de mulher. Somos metade da força produtiva da nossa sociedade, mas ainda somos tratadas, ora como objetos sexuais subservientes, ora como bibelôs de frágil porcelana. Portanto, para que a classe trabalhadora seja capaz de transformar a sociedade de fato, devemos, todos, homens e mulheres, entender que, na luta de classes, não devemos permitir que a opressão milenar às mulheres continue. É tarefa urgente acabar com o machismo, pedra fundamental da sociedade burguesa.

Nesta greve histórica das trabalhadoras e dos trabalhadores da USP, as mulheres estiveram na linha de frente, construindo os piquetes, enfrentando a polícia, encabeçando discussões e organizando a luta. Mas mesmo diante de tantos avanços na luta dos trabalhadores, ainda o machismo se mostrou evidente.


Para organizar a luta das mulheres está marcada para TERÇA FEIRA, 09/09, às 9h no SINTUSP a reunião da Secretaria de Mulheres estendida a todas as trabalhadoras em greve. O levante da nossa consciência de mulher e trabalhadora que somos se faz através de ações coletivas. Somente juntas podemos lutar contra toda opressão.

0 comentários:

Postar um comentário

RSS FeedRSS

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan