segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sobre o fechamento da empresa Tenny Wee em Franca-SP


O fechamento da empresa Tenny Wee mostra uma lição importante pra todos os sapateiros de franca: o interesse dos patrões, governos e sindicatos tradicionais são diferentes dos nossos. Fica claro que nenhum deles pode nos defender contra o desemprego, falta de pagamento e banco de horas - os sapateiros de Franca só podem ter confiança em si mesmos.

São os sapateiros que fazem a cidade de Franca funcionar! Os patrões e os jornais falam de crise para não aumentarem nossos salários, mas continuam recebendo milhões e milhões de reais de lucro. Para manterem sua riqueza não pagam os salários e estão dispostos a fecharem as portas das fabricas e colocarem centenas de trabalhadores na rua, tirando o sustento de muitas famílias. 

De um lado, a Força Sindical nem sequer aparece na porta da fábrica e nesses últimos anos não organizou nenhuma assembléia real da categoria. Por isso, só podem oferecer uma saída jurídica para a situação. por outro a antiga direção da CUT e ASS, hoje “oposição operária”, sempre manteve um sindicalismo rotineiro que não preparava a categoria para enfrentar momentos como esse. Ou seja, ambas as direções, de um modo ou de outro, levam a luta por migalhas e não pela manutenção de nossos empregos.

Ou nós sapateiros nos solidarizamos agora com os companheiros da Tenny Wee, ou amanhã pode ser o nosso emprego.

A justiça não poderá resolver nosso problema, uma vez que já permitiu que há anos o patrão não repassasse o fundo de garantia (FGTS), atrasasse os salários e demitisse trabalhadores sem pagar seus direitos. Não podemos ter ilusões na justiça que fecha os olhos aos interesses dos trabalhadores e na qual tudo é possível para os ricos (patrões). Essa mesma justiça, junto com o ministério do trabalho do governo do PT, que tornou ilegal o sindicato histórico (da Padre Anchieta) e passou a representação para o sindicato fantasma do Fábio Candido.

Se hoje esse ataque da patronal não recebe nenhuma resposta do conjunto dos sapateiros, amanhã pode voltar a acontecer. A única saída é nos organizar utilizando nossos métodos: piquetes, greves e ocupação de fabricas.
SE O PATRÃO NÃO CONSEGUE MANTER A FÁBRICA, NÓS MESMOS DEVEMOS PRODUZIR!

Nós do Movimento Nossa Classe, um movimento nacional, inclusive a dos sapateiros, apoiamos as trabalhadoras e trabalhadores da Tenny Wee na luta pelo pagamento dos salários e direitos!



0 comentários:

Postar um comentário

RSS FeedRSS

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan