segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bancários entram em greve apesar do corpo mole da CUT/CONTRAF



Por Edison, cipeiro da Ag. Sete de Abril da CAIXA (SP)
A poucos dias das eleições nacionais, os bancários de todo o país entram em greve a partir de 30/09. Nesse ano, enfrentamos não apenas a intransigência dos banqueiros, que continuam lucrando absurdos, mas nossas próprias direções sindicais. Superando seu próprio histórico de traições, a direção petista do Sindicato, em meio ao cenário em que sua prioridade é a reeleição de Dilma, está agora “traindo a greve por antecipação”, dando todos os sinais de que a depender deles, nem sequer haveria greve.

Porém a categoria vem de 10 anos seguidos fazendo greve, e se habituou a usar as greves como uma espécie de válvula de escape contra as pressões e assédios do dia a dia. Mesmo antes de qualquer assembleia, a pressão da base deixou claro que não aceitaríamos as migalhas oferecidas pelos banqueiros da Fenaban sem oferecer nenhuma luta.

Nossa enorme tarefa agora é transformar essa indignação e essa pressão surda que existe na base, em uma postura ativa e militante. E mostrar que os bancários também podem aprender com as lições das greves dos garis cariocas e dos trabalhadores da USP.


Nesse caminho, não tardará o dia em que categoria vai poder retomar o caminho da grande greve de 2004, em que houve uma verdadeira rebelião de base, mas dessa vez sem recuar até expulsar os burocratas do Sindicato e recuperar essa enorme ferramenta para a luta independente da classe trabalhadora.

0 comentários:

Postar um comentário

RSS FeedRSS

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan