quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Onde está Mike? Em todos os lugares



No dia 09 de agosto de 2014 um jovem foi morto pela polícia. Quem era? Michael Brown, jovem, negro, morador da cidade de Ferguson, Missouri, Estados Unidos. Mas não foi só Mike que foi morto no dia 09. Milhares de Mikes, morreram no dia 09, e antes disso e depois. Nos Estados Unidos, no Brasil, na França, na Inglaterra, espalhados pelo mundo. Diariamente, jovens negros são assassinados pela polícia, braço armado do estado liberal opressor.
A tragédia que se repetiu em Ferguson, já havia sido anunciada. A comunidade negra local corresponde a cerca de 60% da população. Porém, mais de 90% das prisões efetuadas são de afroamericanos. Ainda pior, prefeito e chefe de polícia, além do policial que matou Mike Brown, são brancos. Esses números não são artimanhas do acaso. É o estado branco, amparado pela polícia racista, responsável pela opressão dos negros.
E essa não é história nova. Em 1970, o escritor, militante dos Direitos Civis, James Baldwin escreveu a famosa carta à uma das líderes dos Panteras Negras, Angela Davis, onde dizia:
Sabemos que nós, os negros, e não somente nós negros, fomos, e somos, vítimas de um sistema cujo único combustível é a ganância, cujo único deus é o lucro. Sabemos que os frutos deste sistema ter sido ignorância, desespero e morte, e sabemos que o sistema está condenado, porque o mundo já não pode mais custeá-lo, se alguma vez o pôde. E sabemos que, para a perpetuação deste sistema, todos nós temos sido impiedosamente brutalizados, e nos disseram nada além de mentiras, mentiras sobre nós mesmos, nossos parentes e nosso passado, e sobre o amor, a vida e a morte, de modo que tanto alma quanto corpo foram ligados no inferno”
Diante de mais uma brutal ação desse estado, protestos tomaram a cidade denunciando o racismo persistente na sociedade americana. Nem a abolição da escravidão, em 1863, nem a Lei dos Direitos Civis de 1964 foram medidas suficientes para romper com a lógica da exploração racial. Isso porque não romperam com o sistema e o estado que a gerou.
A terra da liberdade e democracia demonstra, mais uma vez, que, como estabelecia os ideais liberais proclamados pelos pais fundadores em 1776, “todos os homens são iguais”, mas uns são “mais iguais que os outros”.

0 comentários:

Postar um comentário

RSS FeedRSS

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan