quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Saiu o Boletim Classista Alimentação #8






Juntos ‘são um só’!
As eleições estão chegando, lá vem aquele velho circo de mentiras e bolsos cheio$. Quem será o novo administrador geral da exploração no país? Não dá pra ter certeza, então, pra garantir que seu interesse seja atendido, a JBS logo patrocinou TODOS: PT, PSDB e PSB. Pingou 5 milhões pra Dilma, 5 milhões pro Aécio e 1 milhão para Campos/Marina. O financiamento da JBS nesse comecinho de campanha equivale a 35% de toda a grana que já rolou. Pois é, os irmãos Batista são parte daqueles que mandam no país... Outra forma para comprovar: basta olhar os acionistas da JBS e ver como BNDES e Caixa Econômica Federal juntos tem 34% das ações, enquanto a própria família Batista tem 41%. Ou seja, o dinheiro público financia 1/3 da empresa, a empresa financia os candidatos, que se eleitos vão favorecê-la e o ciclo segue.

Tem porco engordando
Recentemente Wesley Batista anunciou os resultados do 2º trimestre de 2014 (abril, maio e junho), com tom muito otimista contou como a empresa cresceu 7 bilhões em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que só a exportação cresceu 45%. Ele mesmo explica que parte importante desse crescimento é pelas aquisições que tem feito, que depois da Seara já foram outras 6, com destaque para Tyson Foods (México), Céu Azul e Massa Leve. Como já denunciamos nesse Boletim, essas aquisições sempre implicam em fechamentos de plantas e milhares de demissões, o que Wesley Batista trata apenas em termos de “equilíbrio da oferta e capacidade instalada”. Enfim, o cenário para eles é bem positivo e otimista.

Muquirana morre seco
Tanto dinheiro para político corrupto ganhar mais dinheiro roubando agente. Tanto crescimento financeiro e aquisições que só geram mais riqueza pra eles e demissões e baixos salários para nós. A pergunta que não cala: se a empresa cresce tanto e gasta tanto com político corrupto, por que paga tão baixos salários?! PLR então é uma miséria e choram pra pagar, qualquer coisa já desconta, perde direito etc. Isso pra não falar de tanta coisa pequena que fazem questão de cortar, muquiranas!

O sindicato tem que fazer sua obrigação!
Nosso boletim segue dizendo aos trabalhadores, o sindicato tem obrigações a cumprir! Deve aparecer na fábrica, organizar reuniões, assembleias e começar a preparar a campanha salarial. Tivemos exemplos de lutas em diversas categorias esse ano, assim como a histórica luta na USP (ver jornal Nossa Classe), mas também tivemos lutas em várias unidades da JBS, reivindicando aumentos salariais, PLR, vale alimentação e melhores condições de trabalho. Recentemente, até mesmo nos EUA houve uma forte greve que paralisou quase totalmente a JBS por lá, combatendo o intuito da empresa em poder fazer alterações livremente nos planos de saúde.

A data-base tá chegando, qual vai ser?
Nas indústrias de alimentos de São Paulo o sindicato (da Força Sindical) colocou como objetivo aumentos salariais de 8%, o que significa aumento real (acima da inflação) de só 2%. A inflação está corroendo nossos salários, basta ir ao mercado para sentir. Aumentos tão rebaixados assim somem em poucos meses. Precisamos nos organizar para defender nossa condição de vida e buscar melhorá-la, afinal, a empresa não vai bem, crescendo e comprando outras? O que vão alegar agora para conceder apenas aumentos de miséria? Nos próximos boletins seguiremos essa discussão, até o mês de novembro, quando o sindicato e a empresa devem apresentar uma proposta de aumento.

0 comentários:

Postar um comentário

RSS FeedRSS

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan