quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Boletim Nossa Classe metal Campinas #5




Lucro a suor e sangue
No Brasil são mais 780 mil acidentes de trabalho por ano, quase 250 mil só em nosso estado. Mais de 2800 destes casos terminam em morte, ou seja, quase 8 trabalhadores morrem por dia durante o trabalho. As empresas não só querem nosso sangue em produtividade, mas também nosso sangue em mutilações, esmagamentos, quedas e mortes. Os patrões preferem ter que pagar uma indenização aqui e outra ali a ter que investir em proteção, em prevenção, e mesmo diminuir o ritmo de trabalho, pois o cálculo é que sai mais caro proteger nossa vida – afinal, quem paga auxílio-doença não são os patrões, o custo é bancado pelo governo. Não bastasse esse completo descaso ao transformarem muitos locais de trabalho em moedores de carne humana, sempre querem colocar a culpa nos trabalhadores. Basta ver que os pequenos acidentes cotidianos dentro das empresas, cortes, pequenos esmagamentos, jamais são socorridos e muitas vezes o trabalhador tem que seguir ralando.

Longas jornadas de trabalho
Não bastasse o descuido com nossa proteção e nossa vida, as empresas tem exigido cada vez mais longas jornadas de trabalho. Seja dispensando trabalhadores mais cedo porque deu problema na máquina, ou porque a produção está baixa, e depois cobram o pagamento destas horas, deixando trabalhadores por mais 12h seguidas ralando; seja exigindo horas extras que chegam a quase 15h de trabalho por dia. Estes são casos absurdos que acontecem aqui em nossa região. Esses casos de jornadas de trabalho absurdas são grandes causadoras de acidentes e mortes no trabalho, como aconteceu com os operários da construção civil que morreram na obra do Shoping Iguatemi, com os dois trabalhadores que já trabalhavam a mais de 12h seguidas.

Os sindicatos dos trabalhadores precisam organizar uma campanha unificada pela redução das jornadas de trabalho, pelo fim das horas extras com contração de mais funcionários nas empresas e pela fiscalização permanente das condições de trabalho para dar um basta nos acidentes de trabalho.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan